Graça na medida

Quantas vezes eu não me peguei rindo e desdenhando pessoas que ainda não tem filhos quando se dizem cansadas.

Sabe aquele desprezo materno pelo cansaço de pessoas sem filhos: “Se tivesse filhos e os dois estivessem alternando virose há 1 mês, você sem saber o que é dormir mais de 3 horas há esse tempo e ainda apartando briga o dia todo saberia o que é cansaço!”. Eu já fiz isso algumas vezes (tá ok! muitas, muitíssimas vezes).

Recentemente, em um podcast (Projeto do Coração) que gosto muito, ouvi a seguinte frase: Deus não dá graça pra sua imaginação. Confesso que fiquei pensando nessa frase algumas semanas.

Quando conseguimos enfrentar noites a fio sem dormir ou perseverar educando mesmo após a milésima explicação no dia (às vezes sobre a mesma coisa), quando conseguimos guardar os brinquedos espalhados mesmo que depois de 5 minutos já esteja tudo espalhado novamente e mesmo depois de tudo isso manter um amor gigantesco por aquelas coisinhas lindas (mesmo que não tão bem arrumadinhas quanto você queria). Isso é a graça de Deus! A Graça que Deus nos dá quando precisamos.

Sabe aquela mãe que consegue lidar com vários filhos, sendo um deles especial, manter um casamento duradouro, uma casa agradável, ser atuante na sociedade ou na igreja e manter um sorriso no rosto? Quando olhamos de fora e pensamos: – Eu não aguentaria! A resposta é que Deus derrama sua graça diariamente pra quem tem de enfrentar esses desafios!

Sabe aquele pai (ou mãe) que não tem seu cônjuge pra lidar com os desafios da educação dos filhos? Que tem que trabalhar, ser presente, se desdobrar pra que seus filhos sintam menos falta possível da mãe ausente? É a graça de Deus se derramando na medida em que é necessária.

Resolvi não desdenhar mais aqueles problemas que acho “menos importantes” que os meus. Pois se eu consigo lidar com os meus problemas – que também podem parecer “menos importantes” pra o olhar de outras pessoas – é porque Deus está derramando Sua graça, sob medida, dia a dia, conforme a minha necessidade.

Mas ainda tenho algo maior pra me lembrar: Sua maior graça já foi derramada abundantemente em minha vida quando Ele me salvou mediante Cristo! Isso me basta!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *